quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Recuperação da saúde através da acupuntura

Escrito por: Peter Mole
Editado por: Cínthia Alves

Os seres humanos têm extraordinários poderes de recuperação; se nao fosse assim, então todas as febres, todos os traumas emocionais, todas as tensões ou ferimentos nos deixariam num estado de ruína física ou emocional. A natural disposição do corpo, da mente e do espírito para regressarem a um estado de equilíbrio é conhecida como homeostasia. A finalidade do acupunturista é auxiliar estas funções homeostáticas. A eliminação de sintomas pode ser, muitas vezes, uma finalidade imediata de tratamento, mas não é a sua finalidade última e fundamental.

É comum os pacientes afirmarem, depois de um certo número de tratamentos, que voltaram a sentir-se como se sentiam antes de um determinado acontecimento ou período das suas vidas que lhes deteriorou a saúde. Muitas pessoas têm consciência de que não estão a atingir todo o seu potencial, em termos de vitalidade física, mental ou espiritual. É essencial que o praticante tenha uma noção clara do modo como o paciente pode ser depois de regressado ao estado de saúde - para reconhecer qual é o estado adequado de vitalidade e saúde, tendo em conta a idade, a constituição e as circunstâncias do indivíduo.

O princípio de que, mais do que esforçar-se por 'combater' a doença, o profissional de saúde luta para restaurar a saúde, é um princípio antigo, embora aualmente fora de moda na medicina ocidental. Um exemplo interessante de utilização da acupuntura para promover a saúde, mais do que para 'combater' a doença, é no tratamento da AIDS. Especialmente no Reino Unido e nos EUA, milhares de portadores de HIV afirmaram terem sido beneficiados com grandes melhorias no seu estado geral de saúde e bem-estar, devido ao tratamento de 'promoção de saúde' através da acupuntura tradicional.

Fonte: livro "A acupuntura: equilíbrio energético para o corpo, a mente e o espírito". Editorial Estampa, 1993.

Nenhum comentário:

Postar um comentário