domingo, 13 de dezembro de 2009

Acupuntura e depressão

Escrito por: Daniel Pimentel (Liga de Acupuntura da FMUSP)

A depressão é um estado de humor, ou seja, uma emoção (complexo estado de sentimentos, com componentes somáticos, psíquicos e comportamentais, relacionado ao afeto e humor) difusa e prolongada, subjetivamente experimentada e relatada pelo paciente como um sentimento psicopatológico de tristeza (KAPLAN; SADOCK; GREBB, 2003, p.291-292).

Acerca do tratamento com Acupuntura, Kaplan, Sadock e Grebb (2003, p.945) comentam que diversos investigadores americanos têm relatado que a acupuntura é um tratamento eficaz para alguns pacientes com depressão ou dependência química (por ex., nicotina, cafeína, cocaína, heroína).

Buscando avaliar a eficácia da acupuntura como adjuvante ao tratamento farmacológico, Roschke e colaboradores (2000, p.73-81) realizaram um estudo em que 70 pacientes foram testados quanto à eficácia no tratamento de depressão, sendo um grupo somente com uso de antidepressivo tetracíclico (mianserina) e outro grupo fazendo uso de mianserina e acupuntura. Obtiveram como resultado um melhor curso terapêutico no tratamento combinado de droga e acupuntura.

Indo além, existem evidências de que acupuntura possa ser tão eficiente quanto amitriptilina no tratamento da depressão, com a vantagem de, além de reduzir distúrbios cognitivos, distúrbios do sono e sentimento de desespero, apresenta uma melhor eficácia no que se refere à redução de somatização acompanhada de ansiedade, quando comparada à amitriptilina (YANG, et al, 1994, p.014). Ou seja, a acupuntura pode ser efetiva quando usada como monoterapia no tratamento da depressão (MANBER; ALLEN; MORRIS, 2002, p.628).

Após esse estudo sobre o uso da acupuntura no tratamento da depressão, podemos chegar à conclusão que estamos diante de uma poderosa ferramenta com grande potencial de uso no tratamento do referido transtorno psiquiátrico.

Artigo completo em: www.kiai.med.br

Um comentário:

  1. Olá Cintia, gostei muito deste texto, trabalho com acupuntura a muitos anos em São Paulo e sou professora do Ceata, uma grande escola aqui, é muito importante este tipo de divulgação porque ainda hoje existem muitas pessoas que não conhecem o poder da acupuntura em tratar tais problemas.
    Parabéns pela iniciativa.
    Flavia Parente

    ResponderExcluir