quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Natureza como inspiração

Escrito por: Angela Hicks, John Hicks e Peter Mole
Editado por: Cínthia Alves

As bases da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) foram estabelecidas há mais de 2.000 anos. Os valores e as crenças dos médicos da época continuam a moldar a prática nos dias de hoje.

Naquele tempo, pouca distinção era feita entre religião, filosofia, ciência e medicina, e os clássicos da MTC eram permeados com ideias provenientes do Taoísmo, Naturalismo, Confucionismo e outros ramos do pensamento religioso e filosófico. A Natureza propiciou as metáforas essenciais para a maioria dos conceitos fundamentais da filosofia chinesa.

O Naturalismo e o Taoísmo afirmam que os seres humanos são uma parte integral da Natureza e do Tao, e não a criação de um ser divino sobrenatural. As duas escolas de pensamentos dão ênfase à unidade de todos os fenômenos no universo. O que une tudo é o qi. O qi é a matéria não substancial que está por trás de tudo que se manifesta.

O Tao, revelado através dos padrões da Natureza, também estabelece o 'caminho' ou 'modo' pelo qual a humanidade deve viver. A unidade do microcosmo da vida humana e do macrocosmo da Natureza era um princípio guia para os pensadores taoístas em seus esforços no intuito de compreender como as pessoas deveriam conduzir suas vidas. Cada pessoa era tida como um microcosmo do universo, com seu qi em ressonância com o qi do Céu e da Terra.

A humanidade era considerada como tendo um lugar especial entre todas as criaturas vivas. Apenas os seres humanos são dotados com os 'Três Tesouros': jing, qi e shen. A condição desses 'tesouros' determina a saúde do indivíduo.

Jing (Essência) é a nossa energia constitucional e física; é o que herdamos de nossos pais. O jing carrega nosso elo biológico com o mundo animal.

O Qi literalmente nos fornece nossa vida e vitalidade. Compartilhamos o qi com toda matéria no universo.

O Shen foi concedido a nós pelo Céu e fornece à humanidade sua glória e a consciência humana.

As pessoas têm um corpo físico que precisa ser alimentado dos frutos da Terra. Assim como o cuidado com o corpo, a saúde do espírito humano é central à passagem das pessoas na vida. Elas devem se empenhar para cultivar sua conexão com o Céu, a fim de cumprir seus destinos.

Fonte: livro "Acupuntura Constitucional dos Cinco Elementos". Editora Roca, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário