sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Um pouco de história

Elaborado por: Dr Paulo Geanetti Machado Jr
Editado por: Cínthia Alves

A acupuntura surgiu na China há mais de 4.000 anos e é uma terapia que representa, inclusive, o pensamento das civilizações orientais.

Na mais remota antigüidade, os chineses haviam comprovado que cada vez que um órgão do corpo estava perturbado em seu funcionamento, certos pontos do revestimento cutâneo ficavam sensíveis; a localização destes pontos variavam de acordo com o órgão afetado. Observando estas correlações, os chineses concluíram que a um determinado órgão correspondiam pontos específicos, e puderam demonstrar que uma ação sobre estes pontos repercute sobre o órgão correspondente, produzindo alívio. Estes pontos constituem uma espécie de cadeia e se ligam uns aos outros, formando linhas imaginárias chamadas canais ou meridianos, onde circula a Energia Vital ou Chi.

As primeiras aplicações de acupuntura possivelmente foram realizadas com finas lascas de pedra, passando para lascas de bambu e espinhas de peixe. Do século XVI ao XI a.C., passou-se utilizar agulhas de cobre, ouro, platina, prata e outros metais. Atualmente as agulhas são de aço inoxidável, com o comprimento variável de 3 à 10 cm, sendo que a parte introduzida na pele não passa de alguns milímetros.

A acupuntura constitui um conjunto de conhecimentos técnicos, teóricos e empíricos, visando a terapêutica por meio da restauração do fluxo vital normal do corpo humano. Ela se restringia ao oriente até o século XIX, quando chegou na França, que é o grande centro de acupuntura do ocidente. No Brasil, a acupuntura chegou por volta da década de 50, através do alemão Frederico Spaeth.

A Medicina Tradicional Chinesa, tem como base o reconhecimento da existência de uma Energia Vital, o Chi, caracterizada pela polaridade Yin e Yang, que circula no organismo através dos meridianos.

YIN (Preponderância Yin):
Feminino
Mãe
Lua
Inconsciente
Intuição
Espírito
Repouso
Escuridão
Voltado para o Interior
Noite

YANG (Preponderância Yang):
Masculino
Pai
Sol
Consciente
Lógica
Corpo
Atividade
Luz
Voltado para o Exterior
Dia

Vantagens da Acupuntura:
- Grande eficácia
- Baixo custo
- Facilidade de aplicação
- Ausência de efeitos colaterais e contra-indicações
- Útil em qualquer doença
- Auxilia todas as faixas etárias
- Independe de sexo
- Pode ser associado a outras modalidades terapêuticas
- Favorece diminuição de medicamentos
- Totalmente segura, bastando que cada paciente tenha suas próprias agulhas ou que as agulhas sejam descartadas pelo acupunturista imediatamente após cada aplicação, em recipiente próprio.

Desvantagens da Acupuntura:
- Medo do paciente perante as agulhas

Fonte: http://www.clinicapilon.kit.net/db85.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário