quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Os 5 elementos da MTC - Fogo

Escrito por: Helena Campiglia
Editado por: Cínthia Alves

FOGO

O fogo é o símbolo do amor e da paixão, do espírito, da sabedoria, da iluminação e do renascimento. Ele purifica e possibilita a passagem da matéria de um estado a outro, mais sutil. O fogo é sabedoria e transcendência.

O fogo aquece e possibilita o florescimento da vida na Terra. É o fogo interno que aquece os órgãos e dá energia vital. Na MTC, pelo Ming Men (porta da vida), o fogo mantém a chama da vida acesa.

O fogo também é fonte de morte e destruição, quando queima e se alastra em incêndios e secas. Entretanto, o que foi destruído poderá renascer, como as plantas que nascem após uma queimada. Mais uma vez, a polaridade de luz e vida aparece ligada ao fogo.

O Fogo representa, na MTC, os órgãos Coração e Pericárdio e as vísceras Intestino Delgado e Triplo Aquecedor.

- Coração:

Tem a função de comandar os outros órgãos e vísceras, os vasos, o Sangue e o suor. O coração é o "imperador" e contém o Shen (espírito vital).

O Shen, é a mais estudada função psíquica na MTC. Ele representa a consciência, o espírito e a mente. No sentido mais abrangente, a consciência é o espírito, o que nos conecta ao cosmos e, ao mesmo tempo, à nossa natureza íntima. No sentido mais estrito, a consciência é a cognição e a percepção de quem somos. Aspectos emocionais importantes também estão relacionados ao Shen.

O coração comanda o sangue, a circulação sanguínea (e de energia) e os vasos. Na MTC, assim como na medicina ocidental, as doenças circulatórias são associadas ao coração. Ele também é responsável pela sudorese, que contribui na quantidade e circulação do sangue.

A fala, diretamente relacionada à língua, é uma exteriorização do estado energético do coração.

- Pericárdio:

Também conhecido como "Mestre do Coração" ou "Circulação-Sexo", tem funções auxiliares àquelas do coração. O pericárdio é o "ministro" que envolve o coração e tem a função de protegê-lo. É necessário no tratamento de distúrbios ansiosos, insônia e depressão.

- Intestino delgado:

Recebe os resíduos provenientes do estômago e separa-os em claros e turvos. A parte clara (energia dos alimentos) é yang, e é aproveitada pelo organismo. A parte turva (fezes) é yin, e é eliminada pelo intestino grosso.

O intestino delgado contribui no discernimento, na discriminação e avaliação de valores.

- Triplo Aquecedor:

É mais um centro de energia do que uma víscera propriamente dita. É formado por três regiões, ou fontes de aquecimento do organismo: o aquecedor superior (no tórax), o aquecedor médio (no abdome) e o aquecedor inferior (na região pélvica). Eles ajudam os órgãos correspondentes às regiões em que se localizam. Por ser uma via de passagem e distribuição do qi, o triplo aquecedor é responsável pela ativação de todas as funções fisiológicas.

- Emoção: alegria/euforia.

- Personalidade Fogo:

As pessoas de personalidade Fogo Yang são mais expansivos, comunicativos e hiperexcitados, e em desequilíbrio podem ser irresponsáveis e impulsivos. Eles representam o máximo da ação, pois são o máximo do Yang. O indivíduo de Fogo deve procurar atividades que ajudem a centrá-lo, como a meditação, exercícios físicos moderados e contato com a natureza, evitando dispersar a energia em festas, eventos e situações dispersivas.

A personalidade Fogo Yin tem todas as características descritas, porém com maior dificuldade em realizar e agir, pois fica presa no mundo da imaginação e dos sonhos. Isso pode, com o tempo, transformar-se em um estado de ansiedade crônica, pela energia não canalizada.