sábado, 10 de abril de 2010

Os 5 elementos da MTC - Metal

Escrito por: Helena Campiglia
Editado por: Cínthia Alves

METAL

Como os outros elementos, metal tem aspecto duplo: de um lado, a purificação e a transformação; de outro, o elemento pesado e impuro. Por seu valor e durabilidade, o metal simboliza aspectos valiosos e duradouros da psique.

O metal apresenta um aspecto remetente à sombra, ao lado obscuro da psique. Porém, só é possível atingir a totalidade e 'despertar' se a sombra não for ignorada, mas aceita como característica inerente do ser humano. De acordo com isso, considera-se que o metal é o meio pelo qual se pode entrar em contato consigo mesmo, unindo os aspectos positivos e sombrios. O elemento metal é a chave para a transformação.

Como elemento yin, metal é receptivo, passivo e acumulador de energia. Metal é representado pelo sistema órgão-víscera do Pulmão e do Intestino Grosso. O Pulmão é o órgão relacionado à tristeza mas, quando em contato com sua firmeza e força interior, pode extravasar a alegria serena da expressão do eu verdadeiro, e pode revelar a verdade pessoal. Esse é o poder transformador do metal.

- Pulmão:

É o mestre das energias, pois controla a difusão, direção, descida e eliminaçao de energia. Está ligado aos instintos e reflexos.

É fonte de energia, pois insere no organismo o oxigênio, que é essencial à vida e ao funcionamento das células. A respiração representa a vida e a morte, a possibilidade de entrar o novo e sair o velho, o desapego, a impermanência.

Tem como aspecto psíquico o Po, responsável pela reação de luta ou fuga, essencial na preservação das espécies.

- Intestino Grosso:

É uma via de passagem por onde circulam os produtos da digestão e onde ocorre a reabsorção dos líquidos corporais.

- Personalidade Metal:

O indivíduo é observador, introvertido, sensível, intuitivo, inteligente, desconfiado, teimoso, calculista e, às vezes, frio.

Na polaridade Yin, são também calados e analíticos. Podem viver perdidos em suas memórias ou sonhos, sem nunca chegar a realizá-los. Guardam mágoa com facilidade e não expressam seus sentimentos, com medo de não serem aceitos.

Na polaridade Yang, os indivíduos podem ser bem estruturados, mais ativos e de opiniões definidas. Eventualmente tornam-se rígidos e apresentam dificuldade em abrir mão de suas posições, de suas convicções e de seus bens materiais.

Um comentário:

  1. ADOREI ESTA MATÉRIA,TUDO QUE ESTA ESCRITO TUDO BATE BEM CERTINHO COMIGO.

    ResponderExcluir