Escrito por: Helena Campiglia
Editado por: Cínthia Alves
Editado por: Cínthia Alves
ÁGUA
Sem água não há vida. Na água surgiram as primeiras espécies do planeta Terra e todos os organismos necessitam dela para viver. O útero materno abriga a criança dentro da bolsa com líquido amniótico; a vida intra-uterina é aquática. O elemento água faz parte do sangue e de outros líquidos corporais, como o esperma, que é outra fonte de vida. Ela representa o fluxo contínuo de vida e de vitalidade.
As emoções estão fortemente associadas à água, por exemplo, as lágrimas derramadas ou a sensação de se estar tomado, inundado de sentimentos.
Conforme os textos taoístas, a água é símbolo de sabedoria, pois corre livre, seguindo as irregularidades do terreno, sem contestar, sem parar, achando seu caminho por entre pedras e obstáculos.
O ciclo das chuvas mostra, ainda, a constante transformação do elemento. A água evapora com a ajuda do calor e do sol (fogo) e depois retorna à Terra em forma de chuva, que é pura e que dá vida, irrigando os solos.
A água é yin, de natureza feminina e receptiva, cíclica e profunda. Aplicada à conduta humana, representa a capacidade de manter sua natureza, ser sincero e, portanto, fluir constantemente e sem receios.
A Água representa, na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o órgão Rim e a víscera Bexiga.
- Rins:
Os Rins, na MTC, são a raiz da vida, controlam a reprodução, a herança genética, e são a base do Yin e do Yang do organismo. Os Rins dividem-se em Rim Yin (dá substrato material para o funcionamento do corpo) e Rim Yang (dá a energia que irá circular, fornecendo vida e força ao substrato material).
Os Rins controlam as fertilidades masculina e feminina pela formação do sêmem e dos óvulos. Portanto, contêm a informação ancestral, ou seja, a herança genética e, por meio dela, fazem a ligação histórica do homem, unindo passado, presente e futuro.
Os Rins representam a própria raiz, e o homem que busca suas raízes está em profundo contato com a energia renal.
Entre os Rins situa-se uma estrutura chamada Ming Men (Porta da Vida), que é o centro energético do corpo. Nos Rins está a bateria do corpo, aquilo que dá vida e move o indivíduo: Jing (Essência). Se houver uma deficiência grave no Jing, podem-se encontrar erros genéticos, malformações e, se sua deficiência for relativamente pequena (o que é natural que ocorra durante a vida), isso irá influenciar todos os outros órgãos.
O Rins produzem os ossos, a medula, os dentes e todo o arcabouço estrutural da pessoa. Ossos fracos são resultado de baixa energia dos Rins.
O cérebro, na MTC, é conhecido como o mar da medula, e a função mental da memória está conectada aos Rins. Com o envelhecimento pode ocorrer a diminuição da memória, da rapidez de raciocínio e resposta, dos reflexos, do equilíbrio e da capacidade de adaptação.
Aspecto psíquico da Água: os Rins contêm a própria vitalidade, e seu aspecto psíquico associado é Zhi (Força de Vontade). Zhi é uma força interna que move a pessoa para realizar novos empreendimentos, no plano pessoal e social. Demonstra a capacidade de adaptação do ser humano, sua possibilidade de mudança e de busca de novas fronteiras.
- Bexiga:
A Bexiga recebe os líquidos do corpo que serão excretados, mas sua função também depende dos Rins, pois se eles estiverem fracos, ocorrerá incontinência ou retenção urinária.
- Emoção: medo. O medo é responsável pela preservação da vida, pois é o que nos segura diante de uma situação de potencial perigo à vida. O desequilíbrio dessa emoção pode levar a pessoa ao medo extremo, a ponto de ficar paralisada diante das situações, ou à falta de medo.
- Personalidade Água:
O temperamento da Água, na polaridade Yang, é empreendedor, audaz, decidido, corajoso, ativo e criativo, explorador, eficiente e, às vezes, impulsivo e inconsequente. Desafia as situações difíceis e está sempre se expondo em situções limítrofes.
Na polaridade Yin, temperamento Água tem a noção do perigo e sabe buscar as situações em que se adapta melhor. Por isso, às vezes, manifesta-se como reservado, introspectivo, atento e calado. Prefere observar a agir; não gosta de gastar sua energia à toa, não se expõe facilmente e pode ser considerado um pouco esquivo e medroso.
Fonte: livro "Psique e Medicina Tradicional Chinesa". Editora Roca, 2004.
Sem água não há vida. Na água surgiram as primeiras espécies do planeta Terra e todos os organismos necessitam dela para viver. O útero materno abriga a criança dentro da bolsa com líquido amniótico; a vida intra-uterina é aquática. O elemento água faz parte do sangue e de outros líquidos corporais, como o esperma, que é outra fonte de vida. Ela representa o fluxo contínuo de vida e de vitalidade.
As emoções estão fortemente associadas à água, por exemplo, as lágrimas derramadas ou a sensação de se estar tomado, inundado de sentimentos.
Conforme os textos taoístas, a água é símbolo de sabedoria, pois corre livre, seguindo as irregularidades do terreno, sem contestar, sem parar, achando seu caminho por entre pedras e obstáculos.
O ciclo das chuvas mostra, ainda, a constante transformação do elemento. A água evapora com a ajuda do calor e do sol (fogo) e depois retorna à Terra em forma de chuva, que é pura e que dá vida, irrigando os solos.
A água é yin, de natureza feminina e receptiva, cíclica e profunda. Aplicada à conduta humana, representa a capacidade de manter sua natureza, ser sincero e, portanto, fluir constantemente e sem receios.
A Água representa, na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o órgão Rim e a víscera Bexiga.
- Rins:
Os Rins, na MTC, são a raiz da vida, controlam a reprodução, a herança genética, e são a base do Yin e do Yang do organismo. Os Rins dividem-se em Rim Yin (dá substrato material para o funcionamento do corpo) e Rim Yang (dá a energia que irá circular, fornecendo vida e força ao substrato material).
Os Rins controlam as fertilidades masculina e feminina pela formação do sêmem e dos óvulos. Portanto, contêm a informação ancestral, ou seja, a herança genética e, por meio dela, fazem a ligação histórica do homem, unindo passado, presente e futuro.
Os Rins representam a própria raiz, e o homem que busca suas raízes está em profundo contato com a energia renal.
Entre os Rins situa-se uma estrutura chamada Ming Men (Porta da Vida), que é o centro energético do corpo. Nos Rins está a bateria do corpo, aquilo que dá vida e move o indivíduo: Jing (Essência). Se houver uma deficiência grave no Jing, podem-se encontrar erros genéticos, malformações e, se sua deficiência for relativamente pequena (o que é natural que ocorra durante a vida), isso irá influenciar todos os outros órgãos.
O Rins produzem os ossos, a medula, os dentes e todo o arcabouço estrutural da pessoa. Ossos fracos são resultado de baixa energia dos Rins.
O cérebro, na MTC, é conhecido como o mar da medula, e a função mental da memória está conectada aos Rins. Com o envelhecimento pode ocorrer a diminuição da memória, da rapidez de raciocínio e resposta, dos reflexos, do equilíbrio e da capacidade de adaptação.
Aspecto psíquico da Água: os Rins contêm a própria vitalidade, e seu aspecto psíquico associado é Zhi (Força de Vontade). Zhi é uma força interna que move a pessoa para realizar novos empreendimentos, no plano pessoal e social. Demonstra a capacidade de adaptação do ser humano, sua possibilidade de mudança e de busca de novas fronteiras.
- Bexiga:
A Bexiga recebe os líquidos do corpo que serão excretados, mas sua função também depende dos Rins, pois se eles estiverem fracos, ocorrerá incontinência ou retenção urinária.
- Emoção: medo. O medo é responsável pela preservação da vida, pois é o que nos segura diante de uma situação de potencial perigo à vida. O desequilíbrio dessa emoção pode levar a pessoa ao medo extremo, a ponto de ficar paralisada diante das situações, ou à falta de medo.
- Personalidade Água:
O temperamento da Água, na polaridade Yang, é empreendedor, audaz, decidido, corajoso, ativo e criativo, explorador, eficiente e, às vezes, impulsivo e inconsequente. Desafia as situações difíceis e está sempre se expondo em situções limítrofes.
Na polaridade Yin, temperamento Água tem a noção do perigo e sabe buscar as situações em que se adapta melhor. Por isso, às vezes, manifesta-se como reservado, introspectivo, atento e calado. Prefere observar a agir; não gosta de gastar sua energia à toa, não se expõe facilmente e pode ser considerado um pouco esquivo e medroso.
Fonte: livro "Psique e Medicina Tradicional Chinesa". Editora Roca, 2004.
tenho osteoporose prematura, minha acupunturista mencionou algo sobre rins e ossos,nuncative problemas com meus rins mas não consigo resultado significativo com tratamentos com meus ossos, tem mais algum comentpário sobre isso?
ResponderExcluirOlá Cínthia Alves,
ResponderExcluirEm primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns pelo blog fantástico.
Gostaria de saber como posso harmonizar a energia vital dos rins de forma a equilibrar as energias yin/yang.
Desde já agradeço a sua entenção,
Paulo Martins