quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os 5 elementos da MTC - Água

Escrito por: Helena Campiglia
Editado por: Cínthia Alves

ÁGUA

Sem água não há vida. Na água surgiram as primeiras espécies do planeta Terra e todos os organismos necessitam dela para viver. O útero materno abriga a criança dentro da bolsa com líquido amniótico; a vida intra-uterina é aquática. O elemento água faz parte do sangue e de outros líquidos corporais, como o esperma, que é outra fonte de vida. Ela representa o fluxo contínuo de vida e de vitalidade.

As emoções estão fortemente associadas à água, por exemplo, as lágrimas derramadas ou a sensação de se estar tomado, inundado de sentimentos.

Conforme os textos taoístas, a água é símbolo de sabedoria, pois corre livre, seguindo as irregularidades do terreno, sem contestar, sem parar, achando seu caminho por entre pedras e obstáculos.

O ciclo das chuvas mostra, ainda, a constante transformação do elemento. A água evapora com a ajuda do calor e do sol (fogo) e depois retorna à Terra em forma de chuva, que é pura e que dá vida, irrigando os solos.

A água é yin, de natureza feminina e receptiva, cíclica e profunda. Aplicada à conduta humana, representa a capacidade de manter sua natureza, ser sincero e, portanto, fluir constantemente e sem receios.

A Água representa, na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o órgão Rim e a víscera Bexiga.

- Rins:

Os Rins, na MTC, são a raiz da vida, controlam a reprodução, a herança genética, e são a base do Yin e do Yang do organismo. Os Rins dividem-se em Rim Yin (dá substrato material para o funcionamento do corpo) e Rim Yang (dá a energia que irá circular, fornecendo vida e força ao substrato material).

Os Rins controlam as fertilidades masculina e feminina pela formação do sêmem e dos óvulos. Portanto, contêm a informação ancestral, ou seja, a herança genética e, por meio dela, fazem a ligação histórica do homem, unindo passado, presente e futuro.

Os Rins representam a própria raiz, e o homem que busca suas raízes está em profundo contato com a energia renal.

Entre os Rins situa-se uma estrutura chamada Ming Men (Porta da Vida), que é o centro energético do corpo. Nos Rins está a bateria do corpo, aquilo que dá vida e move o indivíduo: Jing (Essência). Se houver uma deficiência grave no Jing, podem-se encontrar erros genéticos, malformações e, se sua deficiência for relativamente pequena (o que é natural que ocorra durante a vida), isso irá influenciar todos os outros órgãos.

O Rins produzem os ossos, a medula, os dentes e todo o arcabouço estrutural da pessoa. Ossos fracos são resultado de baixa energia dos Rins.

O cérebro, na MTC, é conhecido como o mar da medula, e a função mental da memória está conectada aos Rins. Com o envelhecimento pode ocorrer a diminuição da memória, da rapidez de raciocínio e resposta, dos reflexos, do equilíbrio e da capacidade de adaptação.

Aspecto psíquico da Água: os Rins contêm a própria vitalidade, e seu aspecto psíquico associado é Zhi (Força de Vontade). Zhi é uma força interna que move a pessoa para realizar novos empreendimentos, no plano pessoal e social. Demonstra a capacidade de adaptação do ser humano, sua possibilidade de mudança e de busca de novas fronteiras.

- Bexiga:

A Bexiga recebe os líquidos do corpo que serão excretados, mas sua função também depende dos Rins, pois se eles estiverem fracos, ocorrerá incontinência ou retenção urinária.


- Emoção: medo. O medo é responsável pela preservação da vida, pois é o que nos segura diante de uma situação de potencial perigo à vida. O desequilíbrio dessa emoção pode levar a pessoa ao medo extremo, a ponto de ficar paralisada diante das situações, ou à falta de medo.

- Personalidade Água:

O temperamento da Água, na polaridade Yang, é empreendedor, audaz, decidido, corajoso, ativo e criativo, explorador, eficiente e, às vezes, impulsivo e inconsequente. Desafia as situações difíceis e está sempre se expondo em situções limítrofes.

Na polaridade Yin, temperamento Água tem a noção do perigo e sabe buscar as situações em que se adapta melhor. Por isso, às vezes, manifesta-se como reservado, introspectivo, atento e calado. Prefere observar a agir; não gosta de gastar sua energia à toa, não se expõe facilmente e pode ser considerado um pouco esquivo e medroso.

Fonte: livro "Psique e Medicina Tradicional Chinesa". Editora Roca, 2004.

2 comentários:

  1. tenho osteoporose prematura, minha acupunturista mencionou algo sobre rins e ossos,nuncative problemas com meus rins mas não consigo resultado significativo com tratamentos com meus ossos, tem mais algum comentpário sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Olá Cínthia Alves,

    Em primeiro lugar quero dar-lhe os parabéns pelo blog fantástico.
    Gostaria de saber como posso harmonizar a energia vital dos rins de forma a equilibrar as energias yin/yang.

    Desde já agradeço a sua entenção,
    Paulo Martins

    ResponderExcluir